Nos últimos dias, o município de Tucumã tem sido palco de uma intensificada discussão acerca de contratos que envolvem a compra de ônibus escolares. A gestão do prefeito Celso Lopes Cardoso firmou um contrato que chama a atenção pela magnitude do investimento: cerca de R$ 7,5 milhões destinados à aquisição de veículos destinados a atender a zona rural.
A empresa responsável pela venda é a IVG Brasil Ltda, que conseguiu fechar um contrato de R$ 7,5 milhões pela venda de 15 ônibus escolares rurais. A aquisição destes veículos visa garantir o transporte adequado para os estudantes da zona rural, porém, a quantia investida gerou questionamentos entre os cidadãos e especialistas.
O extrato do contrato, que foi publicado no ATO de aviso de adesão à ata de registro de preços, detalha que a modalidade escolhida foi a carona nº A/2025-002FME. Além disso, menciona a adesão à Ata de Registro de Preços nº 8/2023, oriunda do pregão eletrônico nº 06/2023 do FNDE/MEC. O contrato foi firmado pelo Fundo Municipal de Educação (FME) de Tucumã, com o CNPJ 29.182.845/0001-27.
Dentre as especificações da contratação, está a aquisição de quatro ônibus escolares rurais – ORE 2 e dois ônibus rurais escolares – ORE 3. O valor total da contratação referente a esses veículos foi de R$ 2.682.191,58, um investimento que, embora justificado pela necessidade de atender a demanda educacional, levanta questionamentos sobre a transparência e a correta gestão dos recursos públicos.
Os opositores da gestão afirmam que os preços da aquisição estão acima do mercado, e exigem uma análise mais detalhada da necessidade dos ônibus e da forma como o processo licitatório foi conduzido. A população local se divide entre apoiar a ação do governo municipal, destacando a importância dos ônibus para o transporte escolar, e criticar os altos valores, sugerindo que o dinheiro poderia ser melhor aplicado em outras áreas, como saúde e infraestrutura.