Na terça-feira, 02 de setembro, durante agenda na sede estadual do Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade do Pará (Ideflor-Bio), foi confirmada a indicação de Evaldo Fidelis para assumir a Gerência Regional do órgão na região Carajás, que terá papel estratégico no fortalecimento das ações ambientais e de desenvolvimento sustentável no sudeste do Pará. Na ocasião, Evaldo se reuniu com a Diretora Técnica do Ideflor-Bio, Lena Pinto, para alinhar os próximos passos da instalação da nova regional.
O Ideflor-Bio é um órgão do Governo do Estado do Pará responsável pela formulação e execução de políticas públicas voltadas ao desenvolvimento florestal, conservação ambiental, recuperação de áreas degradadas e promoção da biodiversidade. Sua atuação tem como foco garantir o equilíbrio entre desenvolvimento sustentável e preservação dos recursos naturais.
A Regional Carajás, que será instalada em Palmares Sul, em Parauapebas, contará com equipamentos, equipe técnica e operacional para desenvolver projetos e programas do instituto na região. Além disso, serão instalados viveiros, ofertada assistência técnica aos produtores e disponibilizados tratores e máquinas agrícolas para apoiar iniciativas locais de reflorestamento, manejo sustentável e recuperação ambiental.
O escritório terá como missão dar suporte e apoio aos municípios de Parauapebas, Curionópolis, Eldorado dos Carajás, Canaã dos Carajás e Água Azul do Norte, fortalecendo ações de manejo florestal sustentável, criação e gestão de unidades de conservação, além de iniciativas de educação ambiental e proteção da biodiversidade.
Com essa estrutura, o Governo do Pará, por meio do Ideflor-Bio, amplia sua presença no sudeste do estado, aproximando as políticas ambientais da população e garantindo mais eficiência na execução de programas estratégicos para o desenvolvimento sustentável da região.