Como já era esperado por muitos, o longa “O Agente Secreto”, dirigido por Kleber Mendonça Filho, foi escolhido pela Academia Brasileira de Cinema para representar o Brasil na disputa por uma vaga no Oscar 2026, na categoria de Melhor Filme Internacional.
A seleção foi anunciada nesta segunda-feira (15), após uma disputa acirrada com outros títulos nacionais como Manas, Baby, Kasa Branca, O Último Azul e Oeste Outra Vez. Apesar da vitória, é importante lembrar: a escolha nacional ainda não garante uma indicação ao Oscar, o filme precisará passar pelo crivo da Academia de Hollywood para entrar na lista final dos cinco indicados.
Ambientado em 1977, o longa é estrelado por Wagner Moura, no papel de Marcelo, um professor que tenta recomeçar a vida em Recife durante o Carnaval, mas acaba envolvido em um clima de paranoia e vigilância. O elenco ainda traz nomes como Maria Fernanda Cândido, Gabriel Leone, Isabél Zuaa, Thomás Aquino, Udo Kier e outros.
“O Agente Secreto” já é um fenômeno internacional: levou prêmios importantes em Cannes, incluindo Melhor Ator para Wagner Moura (feito inédito para um brasileiro) e Melhor Diretor para Kleber Mendonça Filho. O filme também foi reconhecido pela crítica com o prêmio FIPRESCI e o francês “Art et Essai”. No site Rotten Tomatoes, soma 100% de aprovação.
A estreia no Brasil está marcada para o dia 6 de novembro.