O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ampliou de forma significativa os investimentos em divulgação nas redes sociais no último mês. Segundo dados da Meta (empresa responsável por Facebook e Instagram), analisados pela GloboNews, os gastos com impulsionamento de publicações chegaram a R$ 8,4 milhões o que representa uma média de R$ 283 mil por dia e um crescimento de 360% em comparação com os dois meses anteriores.
Nos 60 dias anteriores, os investimentos nessa área foram de R$ 4,7 milhões, o equivalente a cerca de R$ 77 mil por dia. De acordo com o G1, o perfil do Governo Federal se tornou o maior comprador de serviços de impulsionamento político nas plataformas da Meta.
A principal pauta promovida nesse período foi o projeto de ampliação da faixa de isenção do Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil, aprovado no dia 1º de outubro. Além disso, outras ações do governo como a valorização do SUS e do PIX, a saída do Brasil do Mapa da Fome e o programa Luz do Povo também foram temas das campanhas digitais.
Sob coordenação de Sidônio Palmeira, ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social, a estratégia de comunicação tem priorizado conteúdos curtos, de tom leve e voltados para alto engajamento. O resultado tem sido o crescimento expressivo da presença digital do governo: o perfil oficial no Instagram ganhou 1,2 milhão de novos seguidores e agora soma 2,9 milhões.