Sindicância expõe perseguição política e assédio moral na secretaria de Educação em Canaã dos Carajás

A tensão nos bastidores da Secretaria Municipal de Educação (SEMED) parece ter alcançado níveis insustentáveis. Após uma série de denúncias e crescente insatisfação entre os servidores da educação, especialmente os contratados, a Secretaria Municipal de Administração finalmente instaurou uma comissão de sindicância para apurar possíveis práticas de assédio moral por parte de membros da própria SEMED.

A medida foi oficializada por meio da Portaria n° 108/2025 -G.S., datada de 4 de junho de 2025, que designa uma comissão composta por três servidores municipais para conduzir os trabalhos de investigação no prazo de 30 dias. O documento cita explicitamente que a apuração visa atos praticados contra membros da Secretaria Municipal de Educação, por suposta prática de condutas descritas no art. 218, inciso XX da Lei Municipal n° 282/2012, o qual trata de abuso moral e práticas lesivas à dignidade funcional.

Relatos obtidos com exclusividade pelo Canal PBS apontam que a atual gestão da SEMED, sob o comando do secretário Leonardo, tem sido marcada por um ambiente de medo, perseguição pré e pós-política, e autoritarismo. Os nomes de Valder e Tatiane, que ocupam cargos estratégicos como diretores e coordenador de ensino, também foram citados como figuras centrais na imposição de decisões que estariam sufocando a autonomia pedagógica dos professores da rede municipal.

“O que está acontecendo na Educação de Canaã é um massacre silencioso contra os professores contratados.Muitos estão adoecendo por pressão psicológica. Não há liberdade para lecionar. Tudo é controlado, ameaçado, vigiado”, denuncia um servidor sob anonimato.

A comunidade escolar também sente os reflexos dessa crise.

Pais e responsáveis relatam que seus filhos não estão tendo o aprendizado adequado, consequência direta de um sistema em que os profissionais da educação são tratados como meros executores de ordens, sem espaço para criatividade, empatia e metodologias que realmente funcionem na sala de aula.

Fonte : @canal_parauapebas

Está gostando do contéudo? Compartilhe!