Uma paraense está entre os brasileiros resgatados pela Força Aérea Brasileira (FAB) em primeiro voo realizado nesta terça-feira (10), em Israel, país que está em conflito com um grupo extremista.
Em uma guerra inesperada, Israel e o Hamas estão em conflito sem precedentes desde sábado (7), quando o grupo terrorista, que governa a Faixa de Gaza, invadiu Israel, matando e sequestrando civis. Nesta terça (10), o Exército israelense mantém fortes bombardeios em Gaza. Ao todo, 1.830 pessoas morreram, segundo os dois lados. Dois brasileiros estão entre as vítimas: Bruna Valeanu e Ranani Glazer.
O aeronave da FAB decolou de Israel às 14h12 do aeroporto internacional de Tel Avive, no horário de Brasília e está previsto chegar ao Brasil por volta das 4h da manhã, no Rio de Janeiro. Depois de chegar em solo brasileiro, Eliene Lima pretende retornar ao Pará.
O avião fará um voo direto, sem escalas e segundo o Ministério das Relações Exteriores (MRE), a aeronave KC-30 está com a tripulação de 211 passageiros brasileiros.
“Já ouvi falar que são mais de mil brasileiros que estão aqui. Nossa delegação saiu do hotel às 10h e fomos em direção a um estádio e depois para o aeroporto”, detalhou a paraense.
Eliene é missionária e estava em um congresso em Israel quando a notícia dos bombardeios foram anunciadas. A paraense disse que voltaria ainda no sábado (7), mas os voos foram cancelados.
Enquanto esteve no país, participou de uma caravana que foi abrigada em um hotel em Jerusalém até o momento da repatriação, processo de devolução voluntária de uma pessoa ao seu local de origem ou de cidadania.
“Estamos bem tranquilos e felizes por retornar ao nosso país. Os brasileiros que estão aqui só pensam em voltar para os seus estados. Apenas uma parte deles retorna hoje, mas ainda há muitos que vão voltar só amanhã ou até conseguir que a embaixada brasileira tire todo mundo”, revelou Eliene.
De volta pra casa
Segundo o Itamaraty, estão previstos mais cinco voos até o próximo domingo (15). Inicialmente a prioridade é que embarquem as famílias com crianças, idosos, pessoas com deficiência ou enfermos.
O Ministério das Relações Exteriores também monitora se brasileiros com passagem comprada estão conseguindo embarcar nos voos comerciais para deixar Israel.
Em um vídeo gravado para as redes sociais, Eliene mostra detalhes do aeroporto onde estão concentrados os brasileiros que aguardam pelo voo de retorno ao país de origem.
“Todos esses brasileiros não veem a hora daquela porta se abrir e entrar em um desses aviões para ir em direção ao nosso país, retornar com segurança e respirar aliviado”, descreve.
Nas cenas é possível acompanhar uma grande fila de brasileiros, todos já devidamente cadastrados no formulário disponibilizado pela embaixada do Brasil.
“Não é fácil estar no lugar da guerra, é uma tensão muito grande saber que a qualquer hora você pode ser bombardeado, o local que você está pode cair uma bomba ou ser atacado por um terrorista, principalmente pra nós que não temos essa vivência, isso é algo inédito!”, finalizou Eliene.
Voos para o Brasil
O governo brasileiro anunciou que os maiores aviões da FAB serão disponibilizados para resgates de brasileiros em Israel, com capacidade para mais passageiros e maior autonomia de voo.
O cronograma prevê partidas diárias a partir de Tel Aviv, de terça a sábado (14) – sempre, às 18h no horário local (12h em Brasília).
Fonte: G1 Pará



