Em seus discursos, os parlamentares enfatizaram a necessidade de manterem a união entre si e com o Executivo, para superar a crise financeira enfrentada pela cidade, atribuída à queda na arrecadação.
Encerrando os pronunciamentos, o presidente Rafael Ribeiro (MDB) reiterou a necessidade de haver união para enfrentar as dificuldades.
“Somente com a união de todos poderemos encontrar soluções. Não é criticando que vamos conseguir resolver. Executivo e Legislativo, o momento é de darmos as mãos para avançar. O governo precisa ter prioridades e a partir daí resolver os problemas. A Câmara está à disposição e agora mais ainda, para que com a união de todos possamos avançar e solucionar os problemas da população”.
O presidente fez ainda um balanço dos trabalhos do Legislativo no primeiro semestre de 2023, avaliando-o como altamente produtivo. Citou as ações e projetos realizados, como o “Vereador Mirim”; “Museu do Legislativo Vereador Faisal Salmen”, “Escola do Legislativo”, “Cinema na Comunidade” e a “Câmara nos Bairros. “Levamos a Câmara para perto da população, alguns criticam, outros elogiam, mas precisamos agir, trabalhar. As funções da Câmara são legislar, fiscalizar e propor, mas temos o Instituto Legislativo, que permite trabalharmos na área social e da saúde também”.
Rafael anunciou também as ações para esse segundo semestre. No dia 24 de agosto iniciam as aulas do curso superior de Gestão Pública; haverá realização das eleições do Vereador Mirim e lançamento do Parlamento Jovem, além de mais edições do Cinema na Comunidade. Nos dias 26 e 27 de agosto será realizada a 2ª edição do projeto Câmara nos Bairros, no Complexo VS-10, com a prestação de diversos serviços para a comunidade e show do cantor gospel Anderson Freire.
“Ninguém faz nada sozinho. Todas essas ações só são possíveis devido às parcerias com o Governo do Estado do Pará, com a OAB, com a prefeitura de Parauapebas, com o Instituto Ágape e demais parceiros. A Câmara nos Bairros é a prova de que quando nos unimos nós conseguimos entregar algo bom para a sociedade de Parauapebas”, concluiu Rafael.
A partir da próxima semana retornam as sessões ordinárias, que são realizadas todas às terças-feiras, às 9 horas.
Texto: Nayara Cristina / Fotos: Elienai Araújo / AscomLeg 2023



