O deputado estadual do Rio de Janeiro Átila Nunes (PSD) publicou, nesta quinta-feira (24), uma nota de repúdio nas redes sociais contra o prefeito de Parauapebas (PA), Aurélio Goiano (MDB), após a divulgação de um vídeo em que o gestor faz declarações ofensivas às religiões de matriz africana durante uma cerimônia oficial.
Na postagem feita no Instagram, Átila classificou a fala do prefeito como “uma das coisas mais absurdas e repugnantes que já ouvi de um gestor público”. O parlamentar, que atua fortemente em defesa da liberdade religiosa, afirmou que vai denunciar Aurélio Goiano ao Ministério Público do Pará (MPPA) por intolerância religiosa.
“É inaceitável! É um desrespeito à Constituição, à liberdade religiosa e ao povo do Axé. Quem ocupa cargo público não pode usar o poder para espalhar intolerância e preconceito religioso”, escreveu o deputado.
O vídeo, que circula nas redes sociais, mostra o prefeito de Parauapebas fazendo comentários discriminatórios contra religiões afro-brasileiras durante um evento oficial. As declarações geraram forte repercussão negativa e críticas de lideranças religiosas, entidades civis e usuários das redes sociais.
Átila Nunes, que também é presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Liberdade Religiosa da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), destacou que atitudes como essa atentam contra os princípios constitucionais e o respeito à diversidade religiosa e cultural do país.



