“Cavalo paraguaio” é uma expressão idiomática brasileira usada para descrever algo ou alguém que começa com muita força e entusiasmo, mas que não consegue manter o ritmo e acaba perdendo o fôlego, geralmente no meio do caminho.
No contexto esportivo, especialmente no futebol, é frequentemente usada para se referir a times ou jogadores que têm um bom desempenho no início de uma competição, mas que depois perdem força e não conseguem manter a liderança ou vencer.
Em resumo, “cavalo paraguaio” é uma metáfora para algo ou alguém que tem um começo promissor, mas que não consegue sustentar o ritmo e acaba não atingindo os resultados esperados.
Em Parauapebas o vereador que exibiu outdoor pela cidade após o resultado das eleições , parece ter se tornado um verdadeiro cavalo paraguaio, mostrou muita expertise nas urnas mais na casa de leis é considerado um verdadeiro leigo. Nas eleições do próximo ano seu potencial será testado com os compromissos que foram firmados antes mesmo de ser eleito e os resultados serão refletidos em 2028, reeleição ou apenas um mandato.