Após anos de espera e sofrimento com a falta de água, os moradores da parte alta do Residencial Alto Bonito, em Parauapebas, finalmente estão vivenciando uma nova realidade. Uma intervenção realizada pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Parauapebas (Saaep) solucionou um problema crônico de abastecimento que atingia diversos blocos do conjunto habitacional desde sua entrega.
A dificuldade era sentida diariamente por famílias como a de Nilde Moraes, moradora do bairro há seis anos. “Pros moradores da parte de baixo tinha água, pra gente aqui de cima não. Quem tinha balde deixava lá na torneira de baixo pra levar pra cima, era um sofrimento, mas agora não, agora tem água, acabou o sofrimento”, relatou, emocionada.
O prefeito de Parauapebas, Aurélio Goiano, ressaltou que levar água de qualidade para todos os bairros é uma das prioridades da gestão. “Ver problemas como esse sendo resolvidos é motivo de muita satisfação, porque a gente sabe que água é vida, é dignidade. E seguimos trabalhando para levar esse benefício a cada canto da nossa cidade”, destacou o prefeito.
O desafio enfrentado pelos moradores da parte superior do residencial se devia à baixa pressão da água, que dificultava ou até impedia o abastecimento em diversos apartamentos. A solução técnica adotada pelo Saaep foi simples, eficaz e de baixo custo: a setorização do sistema de distribuição. A medida consistiu na divisão dos blocos por zonas, garantindo que a água chegasse com pressão uniforme a todas as áreas.
“Essa foi uma solução de baixo custo que está resolvendo um problema crônico que vem se estendendo por anos”, explicou Wadson Alencar, diretor operacional do Saaep. “Identificamos que a setorização garantiria o equilíbrio da pressão, fazendo com que a água chegasse de forma igualitária a todos os moradores.”



