Após denúncias, filha do prefeito de Novo Repartimento Valdir Lemes deixa o cargo de secretária em Cultura e Turismo

A administração do prefeito Valdir Lemes, em Novo Repartimento, volta ao centro das atenções devido a mais uma polêmica envolvendo suspeitas de favorecimento familiar. Desta vez, a filha do gestor, Ana Karoline, foi exonerada do cargo de Secretária Municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Juventude. A dispensa foi formalizada por meio da Portaria nº 2094, datada de 2 de outubro de 2025, e publicada no Diário Oficial dos Municípios.

A exoneração ocorreu após a ampla repercussão de denúncias que apontavam o acúmulo de funções por parte de Ana Karoline, que, além de exercer o cargo de secretária, também atuava como médica em um posto de saúde do município. A dupla função levantou questionamentos sobre possível uso indevido de recursos públicos e sobre a legalidade do acúmulo de cargos remunerados.

Essa não é a primeira vez que o nome de Ana Karoline aparece em meio a suspeitas durante a gestão do pai. Desde 2021, ela ocupava cargos comissionados na prefeitura, tendo iniciado como Secretária de Gabinete. Na época, mesmo cursando Medicina em Marabá a cerca de 200 km de distância ela recebia salário de R$ 11 mil, o que gerou dúvidas sobre o efetivo cumprimento da jornada de trabalho exigida.

Outro caso que também gerou críticas à gestão foi a nomeação do genro do prefeito, Geovam Natal Lima Ramos, para o cargo de Procurador Municipal, também em 2021. Assim como Ana Karoline, Geovam cursava Medicina em Marabá e recebia um salário superior ao do próprio prefeito. Diante da pressão da opinião pública e da investigação conduzida pelo Ministério Público, ele acabou pedindo exoneração em junho de 2023.

A saída de Ana Karoline do cargo é vista por muitos como uma resposta tardia à fiscalização cada vez mais intensa por parte da sociedade e dos órgãos de controle. O episódio reacende o debate sobre a necessidade de combater práticas que ferem os princípios constitucionais da administração pública, como a impessoalidade, moralidade e legalidade.

Está gostando do contéudo? Compartilhe!