A infovia que deve conectar Belém e Macapá com fibra óptica começou a ser implantada nesta segunda-feira (11), de acordo com o Ministério das Comunicações.
Segundo o órgão, a infovia 03 vai conectar as capitais com internet de fibra óptica, passando por Ponta de Pedras, Curralinho e Breves, no Pará, a Afuá — cidades da ilha do Marajó, também no Pará.
No campus de Belém da Universidade Federal do Pará (UFPA), o ministro das Comunicações, Juscelino Filho, deu início às obras.
Para esta etapa, as instalações de toda a infraestrutura terrestre da infovia 03 já foi concluída, ainda em dezembro de 2023, conforme comunicou o Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência (GAISPI).
De acordo com o governo federal, a infraestrutura terrestre, chamada de Infraestrutura de Passagem e Ancoragem (IPA), é composta, em cada município atendido, por:
- uma caixa de ancoragem do cabo óptico subaquático;
- tubulações subterrâneas;
- por um Centro Móvel de Alta Disponibilidade (CMAD-container)
- e por gabinete externo para conexão com as redes ópticas metropolitanas.
Dentro do CMAD-container foram instalados também os equipamentos ópticos que iluminarão o cabo óptico subaquático, segundo os envolvidos.
O governo federal informou que também foram emitidas a autorização de navegação da Marinha e a requisição da Licença de Instalação do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) para a Infovia 03.
Fonte:G1 Pará



