Intercâmbio nos EUA: Seduc abre oportunidade para professores do Pará

Professores de Inglês do ensino municipal e estadual do Pará podem participar do processo seletivo aberto pela Secretaria de Estado de Educação do Pará (Seduc) para realizar um curso de intercâmbio nos Estados Unidos.

O Programa de Aperfeiçoamento para professores de língua inglesa (Fulbright Distinguished Awards in Teaching Program for International Teachers – DAI) e as inscrições vão até Daniel Guimarães / Ascom Seduc, por meio do email, no link.

O programa de intercâmbio é uma iniciativa do Departamento de Estado dos Estados Unidos, em parceria com a Seduc, e tem duração de um semestre acadêmico em uma universidade americana, que inclui aulas e treinamento intensivo em metodologias de ensino, planejamento de aula, estratégias de ensino, liderança e, também, no uso de tecnologias em educação.

Requisitos para participar

Para se candidatar, o interessado deverá:

  • ser cidadão brasileiro, não cumulada com cidadania norte-americana;
  • possuir licenciatura em língua inglesa, com conclusão após 31 de dezembro de 2010;
  • ter, no mínimo, cinco anos de prática de ensino de inglês após a conclusão da licenciatura em letras inglês;
  • ter proficiência em inglês;
  • ser professor efetivo de língua inglesa do ensino médio;
  • ser professor ativo, com dedicação exclusiva e estágio probatório concluído, do ensino médio regular da rede pública estadual e/ ou municipal;
  • despender atualmente no mínimo de 50% do tempo de sua carga de trabalho em sala de aula lecionando língua inglesa na rede pública de ensino médio regular;
  • será dada prioridade a candidatos com pouca ou nenhuma experiência acadêmica e/ou profissional no exterior.

A organização informou que os educadores que participaram do Programa de Líderes Internacionais em Educação (ILEP) e versões anteriores do Fulbright DAI não são elegíveis para essa chamada.

O programa acontecerá entre os meses de agosto a dezembro de 2024 e incluirá também um estágio supervisionado em uma escola de ensino médio para que os participantes no DAI possam interagir e praticar seus novos conhecimentos com colegas de profissão e estudantes nos Estados Unidos.

Inscrição

No e-mail para inscrição na etapa estadual da Seduc, o candidato deverá usar o assunto “INSCRIÇÃO FULBRIGHT DAI 2023-2024”, com os seguintes documentos:

  • FY24 Fulbright DAI Application;
  • Leave Approval Form em inglês e traduzido para o português (preenchidos e assinados pelo Diretor da Escola);
  • o Currículo resumido;
  • Institutional Support And Reference Form (preenchido e assinado pela Coordenação Pedagógica da Escola);
  • a cópia de um Documento de identificação oficial com foto (carteira de identidade, Carteira Nacional de Habilitação ou Passaporte válido);
  • bem como a cópia do histórico escolar e diploma da licenciatura em Língua Inglesa.

Segundo a Seduc, caso o candidato seja selecionado, o visto com o de acordo será dado posteriormente pelo secretário adjunto de educação básica da secretaria, Júlio Meireles.

Etapas

De acordo com a organização, os candidatos passarão por três seleções: a estadual, nacional e internacional, sendo que na fase estadual, conduzida localmente, a avaliação deverá ser feita pela Seduc, preferencialmente, levando em conta o projeto individual que será avaliado em todas as etapas de avaliação nacional e internacional.

Na etapa nacional, que será organizada em três fases, as propostas serão avaliadas por comitê constituído por especialistas indicados pela Comissão Fulbright e Consed.

Já na internacional, todas as candidaturas dos países participantes do programa Fulbright DAI serão revisadas por um comitê composto por especialistas em educação em Washington, D.C. O comitê recomendará as candidaturas para considerações finais e aprovação do J. William Fulbright Foreign Scholarship Board (FFSB).

Fonte: G1 Pará

Está gostando do contéudo? Compartilhe!